top of page

Muito Além do Jardim: As Flores na Fotografia


As flores, presentes em tantos contextos, sejam como protagonistas ou como delicados complementos de uma cena, enriquecem a fotografia com sua presença, às vezes sutil, às vezes vibrante. Quando não estão lá para ser o foco principal da imagem, elas trazem profundidade e textura emocional às composições fotográficas.



Podem ser um emblema de amor, de luto, de celebração ou de simples tranquilidade. Os elementos florais são emissores de sentimentos silenciosos, capazes de comunicar alegria ou solidariedade, paixão ou paz, sem uma única palavra.


Mesmo quando uma flor é apenas um detalhe em uma cena ou um vulto suave em um retrato, ela fala. Sua linguagem é a da cor, da forma, do contraste com o ambiente ao redor. A presença de uma flor em uma fotografia pode ser uma escolha intencional ou um feliz acaso; em ambos os casos, elas adicionam uma dimensão extra à narrativa visual. A flor, por vezes, pode ser o respiro visual que alivia um cenário urbano austero ou a nota de vida em um interior estéril.


Por que elas estão lá? Talvez porque haja algo intrinsecamente humano em querer trazer a beleza natural para perto de nós, em querer preservar um fragmento da natureza na nossa vida, às vezes inerte. E na fotografia, esse desejo se amplifica. Uma flor fotografada é uma tentativa de representar o crescimento e a vitalidade orgânica em qualquer cena.


Ao final, as flores na fotografia sussurram uma pergunta: o que em nossa vida pode ser comparado à beleza transitória de uma flor? Em um convite implícito, nos incentivam a olhar mais de perto, a sentir mais profundamente e narrar visualmente a história do que significa estar vivo.



Escrito por Angela Rosana, saiba mais sobre mim aqui.


Os créditos aos fotógrafos constam nas imagens, com links para os respectivos perfis no Instagram. Conheça mais o trabalho de cada um!


Se você gostou desse artigo, deixe sua avaliação ao final da página!


Leia outros artigos aqui


Visite nosso Instagram


Publicação no Instagram em novembro 2023

4 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Commenting has been turned off.
Yeda Arouche
Yeda Arouche
Nov 09, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Sensibilidade devia ser ensinado na escola. Acho que havia essa matéria no seu ensino. Parabéns pelo seu texto tão envolvente e verdadeiro. Bravo! pelo seu expressar. Bravo! pelo seu blog.

E em tempo, tenho que agradecer a honra de estar ilustrando um pouquinho do seu pensar e por constar aqui com artistas geniais da fotografia.

Like
Viva O Clique
Viva O Clique
Nov 10, 2023
Replying to

Yeda, Muito obrigada pelas palavras gentis! Fico extremamente feliz em saber que meu trabalho ressoa com você. Ter o privilégio de compartilhar o que vejo e sinto através das fotos que recebo e da minha escrita e saber que toca outros é o que me motiva. Agradeço de coração!

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Angela quando escreve nos expressa quando fotografamos. Texto incrível.

Like
Viva O Clique
Viva O Clique
Nov 07, 2023
Replying to

John, talentos como o seu são inspiradores, obrigada por estar aqui e seja sempre bem vindo!

Like
bottom of page