top of page

Pausa e Pose: Registrando o Instante, Modelando Personas

Atualizado: 27 de out. de 2023


Fotografia Hibrida menina com luzes em paisagem com lago e arvores
Foto por Daniella Rosario 🇧🇷

A fotografia de retrato apresenta uma interação intrigante entre dois elementos: a "pausa", que captura a realidade biológica de um momento, e a "pose", que articula nossa identidade social e cultural. Annateresa Fabris nos proporciona uma compreensão rica e matizada da interação entre o sujeito biológico e a pessoa social em fotografia, através de uma abordagem refinada que ilumina essa dinâmica complexa.


fotografia preto e branco senhora sentada
Foto por Larissa Pereira 🇧🇷

A pausa congela nosso estado biológico, funcionando como um marcador temporal que nos isola de nosso constante estado de mudança, um instante que captura uma versão imutável do sujeito. É um lembrete estático de nossa existência efêmera, um fragmento de tempo que, uma vez capturado, permanece inalterado.


retrato de homem sentado em cadeira verde com braço apoiado na cadeira
Foto por Antonio Mainieri 🇧🇷

Por outro lado, a pose é nossa tentativa de narrar quem somos ou quem queremos ser. Não se trata de um ato de vanidade ou somente autoexpressão; é uma declaração intrincada, moldada por influências sociais e culturais que ultrapassam a aparência física.


Fotografia colorizada mulher em pe vestido alaranjado
Foto por Rochele Zandavalli 🇧🇷

Este ato de posar, portanto, está imbuído de uma série de escolhas, conscientes ou não, que refletem nossa identidade social e pode ser visto como uma articulação consciente ou inconsciente da "pessoa" que o sujeito deseja projetar. É uma performance, moldada por fatores culturais, sociais e psicológicos, que pode ou não corresponder à realidade do sujeito biológico.


menina com mascara de coelho
Foto por Villy Ribeiro 🇧🇷

Na convergência de pausa e pose, a fotografia de retrato dialoga e até confronta dois aspectos fundamentais de nossa existência: o biológico e o social. A pose pode ser uma forma de autenticidade ou uma máscara, enquanto a pausa oferece uma reflexão sobre a nossa impermanência e transitoriedade.


retrato mulher com mao ao lado do rosto
Foto por Yeray Sangar 🇪🇸

No fim, cada retrato é uma conversa silenciosa entre quem somos e quem escolhemos ser, uma linha tênue que nos separa e nos une na eterna dança entre nossa essência e nossa projeção.


foto borrada retrato homem de barba
Foto por Thiago Soares 🇧🇷

Escrito por Angela Rosana, saiba mais sobre mim aqui. Os créditos aos fotógrafos constam nas imagens, com links para os respectivos perfis no Instagram. Conheça mais o trabalho de cada um! Se você gostou desse artigo, deixe sua avaliação ao final da página! Leia outros artigos aqui Visite nosso Instagram Publicação no Instagram em novembro 2023

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
llarissapereira
23 de out. de 2023
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Que show seus artigos 😍 muito feliz em poder fazer parte desse projeto lindo ...você é incrível

Curtir
Viva O Clique
Viva O Clique
01 de nov. de 2023
Respondendo a

Obrigada, Larissa! Sua foto ilustrou lindamente as minhas palavras! Seja sempre bem vinda!

Curtir

Nota:

As imagens que acompanham os artigos são cedidas pelos autores.

O Projeto não se orienta por critérios técnicos exclusivos: em alguns casos, a escolha privilegia aspectos formais e técnicos; em outros, a potência poética, conceitual ou experimental da obra. A responsabilidade pela autoria e pela natureza do processo criativo cabe sempre ao artista.

Ao blog interessa sobretudo a forma como essas imagens instigam reflexão no leitor.

Note:

The images featured in the articles are provided by their authors.

The project is not guided solely by technical criteria: in some cases, the choice highlights formal and technical aspects; in others, the poetic, conceptual, or experimental strength of the work. esponsibility for authorship and the creative process always lies with the artist.

What matters most to the blog is the way these images spark reflection in the reader.

bottom of page