top of page

Fotografias de Pássaros em Voo: Cliques da Impermanência

Atualizado: 10 de nov. de 2023


Dois passaros brancos voando no ceu
Foto por César Vieira 🇧🇷

Fotografar pássaros em voo é um diálogo mudo com a natureza. Cada clique é uma pergunta ao imenso azul acima de nós e cada foto é uma resposta que o céu nos devolve, complexa e multifacetada. Esta é uma prática que convida à reflexão sobre temas como o tempo, o movimento e a condição passageira da vida.


Dois pássaros rosados voando lado a lado no ceu azul
Foto por Antonio Caputo 🇮🇹

Ao focar no firmamento, trazemos para o contexto da fotografia toda a simbologia e mística que ele carrega. O céu tem sido, ao longo da história e nas diversas culturas, um espaço associado ao divino, ao etéreo e ao inalcançável. Portanto, quando fotografamos pássaros em seu voo através desse domínio, estamos também explorando estes temas intangíveis.


passaro alçando voo na fundo vegetação
Foto por Hobi Linhares 🇧🇷

Nesse sentido, o ato de fotografar aves em seu voo nos faz questionar a natureza do tempo que, como o céu, é simultaneamente concreto e abstrato; mensurável, mas infinito. Também nos leva a ponderar sobre o movimento, essa dinâmica intrincada de forças que as leis da física propulsionam e que se manifesta de forma tão perceptível e bela na forma de um pássaro em voo.


Passaro decolando foto movimento
Foto por Thiago Henriques 🇧🇷

Essas imagens se tornam um fragmento do nosso pensar, manifestando a essência do que significa estar vivo e ser habitante deste planeta sob um céu imenso e abundante. É uma forma de encontrar significado e conexão em um mundo que, muitas vezes, nos parece caótico ou indiferente.


Passaro de asas abertas atras das árvores
Mariana Weber 🇧🇷

E cada vez que revisitamos essas imagens, somos lembrados dessas reflexões. Talvez saiamos delas um pouco mais conscientes e atentos ao espetáculo silencioso, porém profundamente eloquente, que se desenrola todos os dias sobre nossas cabeças.


Passaro vando foto preto e branco
Foto por Paulo Veloso 🇧🇷

A forma como as asas de um pássaro interagem com o ar, criando correntes imperceptíveis que sustentam seu corpo, traz também questões sobre a relação entre o visível e o invisível. O que vemos através da lente é somente um vislumbre do que está abaixo da superfície observável: um mundo de forças não aparentes que movem todo o universo.


Passaro voando sobre vegetação
Foto por Noel Faria - Fotografia da Janela 🇧🇷

Quantas outras "correntes invisíveis" existem em nossas próprias vidas, influenciando nossas ações e decisões de maneiras que mal compreendemos?


Dois passaros voando e home de costas ao fundo
Foto por Charis Ioannou 🇺🇸

Escrito por Angela Rosana, saiba mais sobre mim aqui.


Os créditos aos fotógrafos constam nas imagens, com links para os respectivos perfis no Instagram. Conheça mais o trabalho de cada um!



Se você gostou desse artigo, deixe sua avaliação ao final da página!



Leia outros artigos aqui


Visite nosso Instagram



Publicação no Instagram em novembro 2023

6 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
irene.genecco
Nov 16, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

De fato o movimento das asas no céu são mágicos, parece que se voa junto. A beleza do texto se soma à lindeza das fotos. Parabéns por este espaço tão rico de sensibilidade.

Like
Viva O Clique
Viva O Clique
Nov 16, 2023
Replying to

Obrigada, bom saber que esse texto repercute essa percepção 💫

Like

Mariana Rodrigues
Mariana Rodrigues
Nov 02, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Lindo texto e ótima reflexão! Parabéns pelo blog!!

Like
Viva O Clique
Viva O Clique
Nov 06, 2023
Replying to

Muito obrigada, Mariana, seja sempre bem vinda!

Like

pgveloso72
Nov 01, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Excelente trabalho, os textos descrevem com clareza e poesia a imagem, incentivador, criativo, inteligente parabéns e muito obrigado.

Like
Viva O Clique
Viva O Clique
Nov 01, 2023
Replying to

Obrigada, Paulo, seu talento inspira!

Like
bottom of page