Zooming na Fotografia: Um Vórtice Visual de Emoções e Perspectivas
- Angela Rosana
- 16 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2024
O vórtice do furacão, um fenômeno natural poderoso e imponente, é uma força que atrai e concentra tudo ao seu redor. De forma similar, o zooming na fotografia também possui esse efeito magnético, capaz de puxar o espectador para o cerne da imagem e envolvê-lo em uma experiência visual emocionante.
O conceito do zooming na fotografia está relacionado ao ajuste da lente da câmera durante o disparo, permitindo que o fotógrafo controle o nível de aproximação ou afastamento do objeto central da cena. Quando o disparador da câmera é acionado, a primeira cortina do obturador se abre, permitindo que a luz atinja o sensor ou filme. Em seguida, após a duração selecionada da velocidade do obturador, a segunda cortina fecha, encerrando a exposição. É importante ajustar essa exposição para uma velocidade mais lenta do que seria ideal para a cena em questão, para que o anel de zoom possa ser movimentado antes do fechamento da segunda cortina. Além disso, para "congelar a cena" e ter uma imagem nítida, é também recomendado o uso do flash. Essa técnica proporciona um efeito que pode transformar a atmosfera e a narrativa da fotografia de maneira surpreendente.
Ao utilizar o zooming, podemos nos aproximar do objeto, destacando detalhes específicos e criando uma sensação de intimidade e proximidade com o tema retratado. É como se estivéssemos convidando o público a adentrar no olho do furacão fotográfico, vivenciando de perto cada detalhe e emoção.
Por outro lado, ao afastar o zoom, abrimos o campo de visão, capturando uma ampla área e oferecendo uma perspectiva mais abrangente da cena, como se estivéssemos observando de uma distância segura, admirando a grandiosidade de todo o entorno.
Usar o zoom é como ter um superpoder para mostrar às pessoas exatamente onde olhar em uma foto. É uma maneira de dizer: "Ei, olhe aqui, isso é importante!" Entender como fazer isso bem é um jogo de habilidade. Você usa esse recurso e coloca as coisas no lugar certo e conta uma história com a imagem, fazendo com que quem olha para ela queira explorar cada pedacinho.
Ao percorrermos as possibilidades do zooming, criamos imagens que transcendem as fronteiras do estático, com uma incursão emocional inesquecível através das lentes da imaginação. Viva esse clique!
Escrito por Angela Rosana, saiba mais sobre mim aqui.
Créditos e agradecimentos ao fotógrafo Oscar Calstrom link para o seu perfil do Instagram nas fotos.
Se você gostou desse artigo, deixe sua avaliação ao final da página!
Leia outros artigos aqui
Visite nosso Instagram
Publicação no Instagram em 19/07/2023
Comments