top of page

O Tronie e sua Ressonância Atemporal nas Artes e na Fotografia


A arte do tronie, um fenômeno nascido nas mãos de artistas holandeses do século XVII, não se confina às molduras das galerias de arte antigas. Ela se estende, com fluidez e vigor, ao mundo contemporâneo da fotografia e das artes visuais. Essa tradição, exemplificada em obras como a 'Garota com Brinco de Pérola' de Vermeer, um tronie que captura intensamente as emoções e expressões, encontra um paralelo direto na fotografia moderna. Fotógrafos hoje, assim como Rembrandt e Vermeer antes deles, buscam registrar não só a imagem, mas a natureza intrínseca da emoção.



A transição do tronie da pintura para a fotografia é mais do que uma mudança de meio; é uma continuação da exploração humana. Os fotógrafos contemporâneos, com suas lentes e luzes, são como os pintores de outrora, usando iluminação e composição para documentar o sembrante cheio de expressão de uma pessoa. Este elo entre a arte antiga e a nova forma uma cadeia ininterrupta de busca artística pela substância humana.



Mas não é apenas na fotografia que o espírito do tronie aparece. Nas artes visuais também vemos esse fascínio pela experiência emocional se manifestar de formas diversas. Artistas digitais, pintores desenhistas e escultores de hoje, todos eles, em algum nível, dialogam com esse legado.




Eles usam sua arte para compor emoções em cores, formas e texturas, criando peças que ressoam emocionalmente com quem as vê, da mesma forma que um tronie do século XVII poderia ter feito.



A história da arte do tronie através dos séculos é uma prova da nossa incessante busca pela compreensão e expressão dos nossos sentimentos. Seja através da lente de uma câmera ou das pinceladas em uma tela, a arte continua a ser um reflexo poderoso da experiência humana, unindo passado e presente em uma interação contínua e emocionante sobre a nossa complexa natureza.



Escrito por Angela Rosana, saiba mais sobre mim aqui.


Os créditos aos fotógrafos constam nas imagens, com links para os respectivos perfis no Instagram. Conheça mais o trabalho de cada um!


Se você gostou desse artigo, deixe sua avaliação ao final da página!


Leia outros artigos aqui

Visite nosso Instagram


Publicação no Instagram dezembro 2023



4 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Luis Schossler
Luis Schossler
Dec 05, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Angela dos Santos, valiosa amiga e colega das artes fotográficas. Artigo com lindos e inspiradores trabalhos.

Like
Viva O Clique
Viva O Clique
Apr 23
Replying to

Obrigada Luis, essa nossa musa é pura inspiração!

Like

Julyana Reis
Julyana Reis
Dec 01, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Belíssimo trabalho que honrra está por aqui 🦋🪐🧡

Like
Viva O Clique
Viva O Clique
Dec 04, 2023
Replying to

Juliana, obrigada por sua participação e sua presença aqui, é uma alegria ter seu talento ilustrando um artigo! Seja sempre bem vinda!

Like
bottom of page